01. Início

Site dedicado ao projecto de investigação

Teorização do Jornalismo em Portugal: Das Origens a Abril de 1974

Apresentação e justificativa

Maioritariamente, os pioneiros portugueses que primeiro produziram um conhecimento autóctone sobre o jornalismo foram votados ao ostracismo, não pela irrelevância do seu pensamento, mas simplesmente pelas circunstâncias históricas, que condenaram muitas das obras que produziram às sombras e ao pó dos arquivos e bibliotecas. Consequentemente, ainda não foram dadas respostas a perguntas como:

Quais os livros sobre jornalismo publicados em Portugal, por autores portugueses, até ao 25 de Abril de 1974? Quais os principais temas desses livros? Como foi encarado e enquadrado teoricamente o jornalismo em Portugal? Quais as linhas de convergência e divergência que se notam na evolução do pensamento jornalístico português? O que aproxima e afasta os autores?Existiu um pensamento autóctone sobre jornalismo em Portugal? Se sim, quais as suas linhas mestras? Que articulação estabeleceu, se é que a estabeleceu, a produção intelectual portuguesa sobre jornalismo com as ideias e as pesquisas sobre jornalismo desenvolvidas no estrangeiro?

Este projecto reúne um grupo de investigadores da Universidade Fernando Pessoa, composto por professores doutorados e mestrandos, em torno de um objectivo comum: resgatar para a memória colectiva os estudos e reflexões sobre jornalismo que foram produzidas em Portugal e por autores portugueses até à Revolução de 25 de Abril de 1974.

Trata-se de um projecto que o grupo considera estar imbuído de interesse nacional e institucional e que conta, por isso, com o apoio financeiro da Fundação Fernando Pessoa/Universidade Fernando Pessoa e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através de fundos estruturais da União Europeia e de fundos nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Projecto PDTC/CCI-JOR/100266/2008 - FCOMP-01-0124-FEDER-009078 - "Teorização do Jornalismo em Portugal: Das Origens a Abril de 1974").

O projecto decorre entre Março de 2010 e Janeiro de 2012. Neste site, poderá aceder à maioria dos textos produzidos no seu âmbito.

O investigador responsável

Jorge Pedro Sousa

Contacto: jpsousa@ufp.edu.pt

Site profissional: http://jorgepedrosousa.ufp.edu.pt

Livros resultantes do projecto:

Os livros resultantes do projecto, editados pelo LabCom/Universidade da Beira Interior, estão disponíveis para download gratuito em: http://www.livroslabcom.ubi.pt

Consulte também o site do projecto "A Génese do Jornalismo: Jornais Portugueses do Século XVII": http://gazeta.ufp.edu.pt

Consulte também o site do projecto-irmão "Jornalismo Colonial de Expressão Portuguesa": www.pucrs.br/famecos/nupecc

______________________________________________________________________________________________________________

O projecto de Teorização do Jornalismo em Portugal: Das Origens a Abril de 1974 é realizado com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através de fundos estruturais da União Europeia, designadamente do FEDER, e de fundos nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.