Jornal de Notícias (1963)

JORNAL DE NOTÍCIAS (1963). Jornal de Notícias 1888-1963.

Autor

Jornal de Notícias (autoria colectiva)
Ano de elaboração (caso não coincida com ano de publicação)

Ano de publicação/impressão

1963
Título completo da obra

Jornal de Noticias – Os Setenta e Cinco Anos do Jornal de Noticias
Tema principal

História do Jornalismo

Local de edição
Porto

Editora
Jornal de Notícias

Número de páginas
55
Cota na Biblioteca Nacional e eventualmente noutras bibliotecas públicas
Índice da obra

[Não tem índice.]

História de um jornal (o caso do Jornal de Noticias) - Páginas 7 e 8
Edição nº1: os Espectáculos no Príncipe Real – Páginas 8 a 10
Edição nº2: os roubos da Giraldinha – Página 10
A edição nº3 e alguns dos anúncios mais característicos da época – Páginas 10 a 14
O célebre crime da Rua das Flores e os acontecimentos do Porto – Página 15
Outros anúncios – Página 16 e 17
As crónicas portuenses e o suplemento ao nº102 – Página 18
A criação de novas secções – Página 19 a 26
A triste derrocada da sala de notícias – Página 27
As campanhas jornalísticas e o ataque da Imprensa Inglesa a Portugal – Página 28
O assassinato d’El Rei e o concurso das quadras populares – Página 29
Outros acontecimentos – Páginas 30 a 59
Ultimas considerações acerca do Jornal de Noticias e do seu futuro Pagina 60 a 62

Resumo da obra (linhas mestras)
Neste livro encontra-se resumida a história do Jornal de Notícias que, em 1963, comemorava o seu septuagésimo quinto aniversário.
Tal como o autor nos diz, “a história dum jornal é o desenrolar da história do próprio homem em todas as suas manifestações – do crime ao desporto, da descoberta cientifica à notícia literária e crítica, da guerra aos festejos populares, da luta política ao interior da nossa vida individual – por meio do anúncio (p.8) ”, e é disso que trata, no geral, este livro. Nele encontramos referências a notícias e anúncios que fizeram parte da história do periódico, conforme se observa no índice.
As notícias que encontramos referem-se a crimes, à política, à guerra e relações internacionais, etc. Na página 15 encontramos uma notícia sobre a sublevação militar do Porto, a 31 de Janeiro de 1890, que abalou os habitantes do Porto e que constava do suplemento ao nº28 do Jornal de Noticias, publicado nessa mesma data.
Além das notícias e anúncios, o livro refere-se às novas secções que foram aparecendo ao longo do tempo, enriquecendo o Jornal, assim como, às reportagens de características modernas publicadas no JN.
A primeira crónica de modas apareceu, no JN, a 23 de Março de 1902. Desde 1901 que existia uma secção de caricaturas alusivas à vida política e social, da autoria de Cristiano Carvalho.
O livro alude, igualmente, à trágica derrocada de uma sala do Notícias, durante uma festa, o que marcou definitivamente a vida do periódico. Da história do Jornal de Noticias fazem também parte “campanhas jornalísticas pelo descanso semanal e pela revisão do contracto de abastecimento de água à cidade (p.28)”.
Em 28 de Fevereiro de 1912, o Jornal de Notícias organizou o Circuito do Minho que, segundo o autor, foi uma “grande prova desportiva para automóveis, motocicletas e bicicletas (p.32) ”. O facto também é referido no livro, tal como o é a imposição da censura à imprensa, durante a I Guerra Mundial.
Quando se aborda a questão dos crimes noticiados no Jornal de Noticias, não podemos esquecer o crime que o JN ajudou a esclarecer, o assassinato da actriz Maria Alves.
Após Gueres de Amorim e Norberto Lopes terem assinado crónicas do JN, surge uma nova secção denominada de “Coisas do Porto”, depois de 1926.
Seguidamente, o livro conta, entre outros episódios, a campanha com o fim de “salvar a vida dum português condenado á morte nos Estados Unidos (p.45)”, em 1933.
A 19 de Dezembro de 1934, o Jornal de Noticias sofre uma grande perda, pois Aníbal Morais, durante muitos anos director do jornal, morre.
Em 1937, “o jornal apresentou a “Quinta Feira da Mulher (p.55) ”
Segundo o autor “todos os acontecimentos a partir daqui estão na memória de todos. (…) O jornal interveio sempre – transmitindo as notícias, procurando esclarecer, combatendo por o que considerava os melhores interesses da população (p. 57) ”.
Autor (nome completo): Ana Filipa Teixeira de Sousa
E-mail: filipa.tsousa@gmail.com

Ċ
Jornalismo UFP,
29/05/2010, 20:12