Pereira, A. (1897)

PEREIRA, A. Xavier da Silva (1897). Os Jornais Portugueses. Sua Filiação e Metamorfoses. Notícia Suplementar Alfabética de Todos os Periódicos Mencionados na Resenha Cronológica do Jornalismo Português Recentemente Publicada Pelo Mesmo Autor e Agora Correcta e Aumentada.

Autor: PEREIRA, A. Xavier da Silva

Ano de elaboração (caso não coincida com ano de publicação)

Ano de publicação/impressão: 1897

Título completo da obra: Os Jornais Portugueses. Sua Filiação e Metamorfoses. Notícia Suplementar Alfabética de Todos os Periódicos Mencionados na Resenha Cronológica do Jornalismo Português Recentemente Publicada pelo Mesmo Autor e Agora Correcta e Aumentada

Tema principal: História do Jornalismo

Local de edição: Lisboa

Editora (ou tipografia, caso não exista editora): Imprensa de Libano da Silva

Número de páginas: 155

Cota na Biblioteca Nacional e eventualmente noutras bibliotecas públicas

Cota na Biblioteca Nacional: B. 7973 V. F. 8512

Esboço biográfico sobre o autor ou autores (nascimento, morte, profissão, etc.)

Xavier da Silva Pereira deixou muitas obras, que ainda hoje são uma referência no campo do jornalismo, embora tivesse falecido sem ver algumas delas impressas. Entre as mais valiosas conta-se Os Jornais Portugueses. Sua Filiação e Metamorfoses. Notícia Suplementar Alfabética de Todos os Periódicos Mencionados na Resenha Cronológica do Jornalismo Português Recentemente Publicada pelo Mesmo Autor e Agora Correcta e Aumentada, O Jornalismo Português. Resenha Cronológica de Todos os Periódicos Portugueses Impressos e Publicados no Reino e no Estrangeiro Desde o Meados do Século XVI Até à Morte do Saudoso Rei Senhor D. Luís I, Bem Como os Jornais em Língua Estrangeira Publicados em Portugal Durante o Mesmo Tempo. Extraída do Dicionário Jornalístico Português e Leis Repressivas da Liberdade de Imprensa.

Faleceu a 22 de Janeiro de 1902.

Índice da obra

[Não tem índice]

Resumo da obra (linhas mestras)

No livro «Os Jornais Portugueses. Sua Filiação e Metamorfoses. Notícia Suplementar Alfabética de Todos os Periódicos Mencionados na Resenha Cronológica do Jornalismo Português Recentemente Publicada pelo Mesmo Autor e Agora Correcta e Aumentada» começa por justificar a elaboração desta obra, um pouco semelhante à anterior também publicada por Silva Pereira. A edição «O Jornalismo Português. Resenha Cronológica de Todos os Periódicos Portugueses Impressos e Publicados no Reino e no Estrangeiro Desde Meados do Século XVI Até à Morte do Saudoso Rei Senhor D. Luís I, Bem Como os Jornais em Língua Estrangeira Publicados em Portugal Durante o Mesmo Tempo» esgotou em menos de um ano, pelo que o autor sentiu a necessidade de trazer a público uma nova edição, melhorada e com algumas rectificações. O autor compôs um índice de jornais portugueses e as transformações que estes sofreram. Silva Pereira justifica-se dizendo que dos “cento e tantos periódicos, que não figuram n’aquella Resenha não com o título em normando, e convém confessar que esses novos jornaes não appareceram em grande parte da Resenha porque escaparam ao copista, quando se procedeu à transcripção do Diccionário para a notícia chronológica (…)” (p. VII)

O autor termina esta pequena introdução, e antes de dar início à listagem de jornais, enaltece a importância da sua obra para trabalhos posteriores: “ O meu precedente livro – A Resenha Chronológica – ficará para a pesquisa dos factos sociaes registados no nosso jornalismo; o da resenha alphabetica, que hoje apresento, virá para a busca rápida dos jornaes que se pretendam inquerir. Um vem completar o outro sem que nenhum fique inutilizado (…) e vão tornar-se imprescindíveis aos que collecionam jornaes, às nossas bibliothecas e livrarias públicas e particulares, aos novens jornalistas, etc.” (p. VIII)

A listagem que se segue é uma relação dos jornais portugueses publicados entre 1625 até 19 de Outubro de 1889, ou seja, durante um período que perfaz um total de 364 anos. Todos os jornais aparecem com a data que iniciaram a sua publicação. Alguns dos jornais que saíram na Resenha não saíram neste livro por não terem chegado ao público ou por se encontrarem duplicados apenas com ligeira variação no título.

Autor da ficha bibliográfica: Nair Silva

E-mail: nair.silva@gmail.com