Pereira, A. (1895)

PEREIRA, A. Xavier da Silva (1895). O Jornalismo Português. Resenha Cronológica de Todos os Periódicos Portugueses Impressos e Publicados no Reino e no Estrangeiro Desde o Meados do Século XVI Até à Morte do Saudoso Rei Senhor D. Luís I, Bem Como os Jornais em Língua Estrangeira Publicados em Portugal Durante o Mesmo Tempo. Extraída do Dicionário Jornalístico Português.

Autor(es): PEREIRA, A. Xavier da Silva

Ano de elaboração (caso não coincida com ano de publicação)

Ano de publicação/impressão: 1895

Título completo da obra: O Jornalismo Português. Resenha Cronológica de Todos os Periódicos Portugueses Impressos e Publicados no Reino e no Estrangeiro Desde o Meados do Século XVI Até à Morte do Saudoso Rei Senhor D. Luís I, Bem Como os Jornais em Língua Estrangeira Publicados em Portugal Durante o Mesmo Tempo. Extraída do Dicionário Jornalístico Português

Tema principal: História do Jornalismo

Local de edição: Lisboa

Editora (ou tipografia, caso não exista editora): Tipografia Soares

Número de páginas: 236

Cota na Biblioteca Nacional e eventualmente noutras bibliotecas públicas

Cota na Biblioteca Nacional: B. 5853 V. (Usual de referência) H.G. 7631 V. H.G. 7632 V.

Esboço biográfico sobre o autor ou autores (nascimento, morte, profissão, etc.)

Augusto Xavier da Silva Pereira nasceu em Lisboa no dia 18 de Maio de 1838. Na sua carreira profissional, além dos livros com que nos honrou, este ligado às Repartições de Estatística do Ministério das Obras Públicas. Chegou, efectivamente a ser nomeado chefe para essa mesma repartição. A 24 de Dezembro de 1899 passou a primeiro oficial da secção arquivista do Conselho Superior do Comércio, onde terminou a sua carreira. As duas principais obras que o consagraram a um patamar único na história do jornalismo são duas compilações de listagens de todos os periódicos existentes a partir de meados do Século XVI: Os Jornais Portugueses. Sua Filiação e Metamorfoses. Notícia Suplementar Alfabética de Todos os Periódicos Mencionados na Resenha Cronológica do Jornalismo Português Recentemente Publicada pelo Mesmo Autor e Agora Correcta e Aumentada e O Jornalismo Português. Resenha Cronológica de Todos os Periódicos Portugueses Impressos e Publicados no Reino e no Estrangeiro Desde o Meados do Século XVI Até à Morte do Saudoso Rei Senhor D. Luís I, Bem Como os Jornais em Língua Estrangeira Publicados em Portugal Durante o Mesmo Tempo. Extraída do Dicionário Jornalístico Português.

Faleceu a 22 de Janeiro de 1902.

Índice da obra

À imprensa periódica portuguesa p. I

1ª Época p. 1

2ª Época p. 2

3ª Época p. 6

4ª Época p. 12

5ª Época p. 28

6ª Época p. 66

7ª Época p. 93

Suplemento p. 231

Advertência p. 235

Resumo da obra (linhas mestras)

Augusto Xavier da Silva Pereira apresenta, pela primeira vez na história do jornalismo português, uma resenha cronológica de todos os jornais periódicos que circulavam no país desde o Século XVI. O autor revela que este trabalho consiste “numa breve resenha chronologica de todos os periódicos n’ella contidos, esperando que esta resenha, curiosíssima e já de si significando um trabalho enorme, possa servir como pedra de toque para as pessoas competentes no assumpto (…)” (p. II)

O autor chega mesmo a confessar que reunir todos estes periódicos não foi tarefa fácil: “ O assumpto é escabroso e difícil de elaborar e por isso tanto mais digno de incitamento e ser protegido pelos poderes públicos.” (p. III)

Após a pequena explicação inicial, a Resenha aparece dividida em sete épocas distintas:

A primeira época, à qual o autor se refere como “infância do jornalismo” (p. III), compreende o período de 1965 até 31 de Julho de 1760, data da morte do rei D. João V. A época pombalina é o período que se segue. Inicia-se a 1 de Agosto de 1750, que coincide com a inauguração do reinado de D. José I, e prolonga-se até 29 de Novembro de 1807, data da partida da família real para o Brasil. Seguidamente, a época a que o autor chama de “dominação estrangeira” é estabelecida entre 30 de Novembro do ano de 1807, aquando da entrada das tropas francesas em Lisboa e o ano de 1820.

A época quarta viaja até 23 de Julho de 1833, véspera da entrada das tropas constitucionais na capital. Já a quinta época aparece-nos dividida entre 24 de Julho de 1833, com o restabelecimento do regime liberal, até ao ano de 1851. Só a 24 de Abril do mesmo ano se dá inicio à sexta e penúltima época denominada, por Xavier da Silva Pereira, de época da regeneração, que só conhece o seu fim a 11 de Novembro de 1861, com a morte de D. Pedro V. Finalmente, a última época principia com o reinado de D. Luís I e finda com o seu falecimento, a 19 de Outubro de 1889.

Denota-se que todo este agrupamento de informações, recolhidas por Xavier da Silva Pereira, têm a sua importância e utilidade não só para o campo do jornalismo, mas também, como argumenta o autor, “para quem precisar fazer a história dos nossos partidos políticos (…)”. (p. III)

Autor: Nair Silva

E-mail: nair.silva@gmail.com